Brasil promove Dia Árabe em feira francesa

11 de outubro de 2016

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) vai promover em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira um dia de divulgação da carne bovina brasileira para importadores árabes na Sial, feira da indústria alimentícia que será realizada de 16 a 20 de outubro em Paris.

"A Sial Paris é uma das maiores feiras de alimentos do mundo, com participação de expositores e visitantes de todos os países. Dessa forma, a presença de compradores árabes também é forte" informou a Abiec à ANBA.

O Arab Day irá ocorrer no dia 19. Será realizado um churrasco com carne halal para empresários do Oriente Médio e Norte da África que estiverem na feira. É considerado halal o produto preparado de acordo com a tradição muçulmana, prática já bastante difundida entre os frigoríficos brasileiros.

Dois funcionários da Câmara Árabe estarão na mostra para convidar expositores e visitantes da região para conhecer o espaço brasileiro neste dia, e vão recepcioná-los no evento.

"O mercado árabe é muito importante para a carne bovina brasileira, dessa forma temos o objetivo de realizar esse dia com o intuito de valorizar os importadores desse mercado", disse a Abiec.

As exportações brasileiras de carne bovina ao mundo árabe somaram US$ 3,37 bilhões de janeiro a setembro deste ano, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O Egito é o principal mercado da região e um dos maiores do mundo para o Brasil, com importações de US$ 506,6 milhões no período.

Ao todo, a Abiec e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vão levar 19 frigoríficos para a feira. As empresas irão ocupar um estande de 990 metros quadrados, onde haverá degustações diárias. Além do Arab Day, o espaço terá outras jornadas temáticas, o Nelore Day (17/10) e o Angus Day (18/10), quando serão servidas carnes destas raças específicas. A associação prevê que mais de uma tonelada de carne será servida ao longo da mostra.

"Neste ano, estamos preparando a nossa maior participação na feira parisiense visando ampliação de mercados, já que esta feira é um ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina", declarou o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, presidente da Abiec, segundo nota da entidade. É a oitava participação da associação na exposição bienal.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe