ABIEC participa da SIAL 2016 com recorde de empresas e ações de promoção da carne brasileira

3 de outubro de 2016

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) prepara uma grande participação na SIAL Paris 2016, maior e mais importante feira de alimentos do mundo, que será realizada de 16 a 20 de outubro, em Paris. A participação brasileira na feira é organizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com quem a ABIEC desenvolve o projeto Brazilian Beef, de promoção internacional da carne nacional.

Em um estande de 990 m², um total de 19 frigoríficos brasileiros - Agra, Barra Mansa, Boi Brasil, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Mafripar (Mercúrio), Marfrig, Masterboi, Mataboi, Minerva, Naturafrig, Plena, Supremo Carnes e Xinguara - estarão no espaço da ABIEC na SIAL, apresentando ao mundo a qualidade da carne brasileira, com degustações diárias.

E, pela primeira vez, com o objetivo de reunir representantes de todos os elos da cadeia, o estande da ABIEC também contará com a parceria institucional da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), da Associação Brasileira de Angus, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).

"A SIAL é o momento mais importante do nosso amplo calendário de eventos no ano, cuja participação tem o propósito de internacionalizar a qualidade da carne brasileira. Neste ano, estamos preparando a nossa maior participação na feira parisiense visando à ampliação de mercados, já que esta feira é um ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina", afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Esta será a oitava participação da ABIEC na SIAL. Na última edição, em 2014, mais de 6.000 pessoas, entre autoridades brasileiras e internacionais, representantes de órgãos governamentais, dirigentes de empresas, empresários e importadores, circularam pelo estande da ABIEC durante o evento. A SIAL 2016 reunirá 7.000 expositores, de 104 países, e espera receber mais de 150.000 profissionais, entre atacadistas, varejistas, distribuidores, empresários e gestores, de 200 nações.

Churrasco com qualidade brasileira - Com a ampliação das parcerias entre entidades para esta edição da SIAL, serão promovidas mais ações de degustação da carne brasileira durante o evento. Além dos tradicionais churrascos realizados diariamente, haverá também atividades especiais, como o Nelore Day (17/10), o Angus Day (18/10) e o Arab Day (19/10).

Para isso, serão servidos mais de 1.000 quilos de carne nelore e angus, incluindo picanha, filé mignon, filé de costela, costela de dianteiro desossada, celha e miolo da alcatra. O Nelore Day e o Angus Day visam levar direto ao público do evento a oportunidade de conhecer as características das duas raças e a experiência de consumo de cada uma. Já o Arab Day será voltado para os compradores de países árabes, um grande mercado da carne brasileira.